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Iluminação LED – Tecnologia e mercado em evolução

A iluminação LED se torna a cada dia mais popular também mundialmente e alguns “experts” na indústria especulam que este mercado deve crescer nos próximos cinco anos. Para que este movimento aconteça, alguns dizem que os preços dos produtos LED devem cair ainda mais e isso vem pressionando os produtores para que reduzam seus preços de forma a fazer os produtos LED mais viáveis.

De acordo com a estimativa da indústria, o mercado global de iluminação LED deve atingir US$ 25,7 bilhões e expandir para US$ 30,5 bilhões em 2016. A taxa de utilização da iluminação LED deve crescer 31% em 2015 e crescer até 36% em 2016, isso tudo mundialmente.

Apesar disso, a redução na expectativa de demanda do LED “backlight” causa insegurança na média de preços do “chip LED” e do LED encapsulado, e esta tendência vem sendo demonstrada durante o segundo semestre de 2015, quando os preços do pacote e do chip LED chegaram ao ponto em que algumas especificações de LED “chip” e LED encapsulado chegaram aos custos de material. Isso faz com que, mesmo pressionados por preços menores no curto prazo, com longas produções, os produtores estarão limitados para mais cortes de preços.

Em 2016, produtores devem continuar buscando soluções para os cortes de custos, mas apesar de custos menores nos “chip” LED, iniciarão avaliações dos drivers e outros componentes que podem ter preços menores. Os produtores deverão buscar as reduções através de soluções integradas no sistema como um todo e as fontes de luz LED para substituição à tradicional iluminação deverão dividir o mercado em crescimento nos próximos três anos.

A indústria do LED teve nos últimos dez anos um forte suporte do governo chinês e isso fez com que se tornasse a maior indústria neste tipo de produto, mas ainda muito dependente de fatores externos para equipamentos e material. Novas políticas devem encorajar inovação e foco em novas aplicações e materiais alternativos, seguindo a tendência da Internet das Coisas ou IoT ( Internet of Things ).

Na esteira dos produtos inovadores e integrados, além das companhias estarem aptas para os aumentos de preços com os chamados produtos “smart”, as vendas tem sido muito menores e o tema é de quanto os produtos “smart”, com seu valor agregado, conseguem atender a demanda do consumidor. Muitos dos produtos “smart”, apesar de poderem ser controlados a distância por outros dispositivos, poderem ser dimerizados, trocarem de cor, muitos consumidores não estão dispostos a pagar custos extras.

Devido a esta enorme competição no mercado LED de luz branca, produtores estão buscando por inovação ou aplicações especiais e voltando seu foco para as aplicações LED na faixa não visível do espectro, como os LED UV ou IR. Tais produtos têm um mercado pequeno, que não pode ser comparado com as aplicações tradicionais, mas que dão maiores retornos financeiros que o LED branco.

E finalmente, na frente tecnológica, alguns importantes desenvolvimentos devem se consolidar em 2016. Um número maior de fabricantes tailandeses e chineses deve promover a tecnologia LED usando um range maior de aplicações e como resultado a rápida ascensão do “flip chip LED”, com um maior uso no mercado das TVs LED que nos anos anteriores. Também vêm desenvolvendo tecnologias que permitem o uso de silício ao invés de safira no processo de fabricação, o que pode reduzir os custos de produção.

A indústria entende que os preços dos produtos LED devem cair para buscar mais clientes e para isso estão tentando cortar seus custos de produção para salvaguardar suas margens de lucro. Alguns estão introduzindo produtos modulares, que combinam partes em diferentes configurações e introduzindo novos componentes enquanto avançam com a tecnologia.