Nossas embalagens contém várias informações que talvez você não saiba oque querem dizer na prática, então falaremos um pouco sobre o Índice de Reprodução de Cor ou IRC.
A decoração de ambientes, a escolha das frutas em um supermercado, a realização de uma maquiagem, a exposição de quadros e esculturas…
esses exemplos e inúmeros outros podem ser usados para evidenciar como a iluminação de uma fonte de luz com um IRC satisfatório pode fazer a diferença.
Entendendo a escala de IRC
Essa escala mede a fidelidade de cor que a iluminação reproduz em objetos.
As fontes luminosas que apresentam o melhor Índice de Reprodução de Cor são aquelas que ultrapassam a marca dos 80 em uma escala que vai de 0 a 100.
O quanto maior for a pontuação na escala mais natural e fidedigna é a representação da cor.
Tendo o Sol como referência, ou seja, as cores que vemos em objetos expostos á luz do dia, temos o IRC reproduzido por uma fonte de luz artificial seja uma lâmpada, uma luminária ou até mesmo um refletor, variando de acordo com a tecnologia utilizada na sua fabricação.
Isso não quer dizer que baixo IRC é uma falha em um produto que é projetado para ser usado em ambientes que não necessitam de uma reprodução fiel das cores como rodoviárias por exemplo.
O posto mais baixo do pódio de IRC pertence às lâmpadas de sódio, que são utilizadas na iluminação pública.
Este tipo de fonte luminosa apresenta valores próximos a 20, o que significa uma baixa fidelidade na reprodução da cor.
Gostou? compartilhe!
Siga nossas redes e fique por dentro das novidades.
https://www.facebook.com/lumantilighting/
https://www.instagram.com/lumantilighting/
https://www.youtube.com/channel/UCrw5YprqWX9hffl-zNpoYWQ?view_as=subscriber