| Blog
Compartilhe essa página:

O que é Eficiência Luminosa?

Já ouviu falar em Eficiência Luminosa ou Rendimento Luminoso?

Saiba que é um quesito muito importante na hora de escolher suas lâmpadas, então para entender melhor leve duas grandezas em consideração.

 

Lúmens

Unidade de medida que expressa a quantidade de luz que uma fonte artificial pode emitir, quando acionada.

Watts

Equivalente à potência de um agente produtor de trabalho (ou energia) que produz um joule em cada segundo.

 

A Eficiência Luminosa é um dos parâmetros utilizados para medir proporcionalmente a conversão de energia elétrica em luz,

ou seja diz respeito a quanto de energia elétrica é gasto para que a lâmpada acenda e quanto o fluxo luminoso alcança com determinada quantidade de energia.

Lâmpadas LED por exemplo, tem uma Eficiência Luminosa superior, rendendo uma economia de até 83% de energia consumida, as LEDs entregam uma iluminação ainda mais intensa, usando apenas uma pequena parcela da potência exigida por outros modelos.

Observe que para analisar a eficiência das lâmpadas, não basta comparar as potências, o ideal é buscar os produtos com maior eficiência luminosa.

Para melhor entender:

Lâmpada Incandescente 75W produz 1100 lúmens, logo 1100 / 75= 14,1 lm/W.

Lâmpada Fluorescente compacta 20W produz 1100 lúmens, logo 1100 / 20= 55 lm/W.

Lâmpada LED LUMANTI Bulbo de 12W produz 1100 lúmens, logo 1100 / 12= 91,66 lm/W.

Com base nesse cálculo é feita a comparação de equivalência entre lâmpadas incandescentes, fluorescentes compactas e LED, sendo assim,

além da maior eficiência luminosa, outros fatores influenciam para que a lâmpada LED LUMANTI seja um produto altamente recomendado, dentre elas o baixo aquecimento e a longa vida útil.

O índice de fluxo luminoso e a potência da lâmpadas deve ser informado pelo fabricante nas embalagens de cada produto de acordo com as normas do INMETRO.

Tem dúvidas? Entre em contato por fone, e-mail ou redes sociais.