Uma das dúvidas após o dia 25 é a data que se desmonta a decoração de Natal, na tradição católica a data do dia 6 de janeiro, que é a data que se celebra o Dia de Reis.
Sendo essa data baseada no simbolismo de quando os reis magos encontraram o menino Jesus, presenteando com ouro, mirra e incenso. Esses dados não são dados históricos, são informações simbólicas, essa data se dá dentro da religião católica, para outras religiões ocorrem variações de datas ou de simbolismo do Natal.
Mas para quem comemora essa data a dúvida de quando desmontar pode fazer parte, baseando isso temos outro problema que é, como desmontar e armazenar os itens de decoração?
Vamos conferir cuidados para desmontar e armazenar esses itens de maneira que fiquem preservados para o próximo Natal, assim garantindo a integridade da decoração.
Vamos conferir alguns cuidados para desmontar e armazenar a decoração para o próximo Natal, assim garantindo a integridade da decoração.
Normalmente em uma árvore decorada teremos bolas, laços, luzes entre outros ornamentos.
1º Tenha organizado uma caixa ou conjunto que possa comportar os elementos da decoração, sem que fiquem exprimidos, após isso organizado já podemos verificar para armazenar os itens.
2º Para armazenagem das bolas de Natal pode-se comprar minicaixas de acetato ou outro material para armazenamento das bolas conforme o tamanho delas.
3º Algumas decorações possuem laços de diversos tamanhos, para laços de médio à grande é interessante utilizar plástico ou jornal dentro dos laços para assim pode guardar e não correr o risco de deformar na armazenagem.
4º Para laços menores pode ser armazenado em pequenos pacotes plásticos.
5º Para aqueles que possuem enfeites delicados que correm risco de quebrar em transportes ou armazenagem é interessante a utilização de plástico bolha, caso não tenha ainda pode ser avaliado a utilização de espumas, papel, isopor ou até pedaços de tecido.
6º Fitas decorativas devem ser guardadas enroladas, para não deformar podendo ser enrolada e presa com prendedor de roupas ou elástico.
7º Para luzes de Natal pode ser recomendado criar um ‘guia’ para as luzes, assim mantendo enrolado sem formar nós que acabam dificultando o processo de reinstalação. Esse procedimento serve também para modelos de cordões festivos.
8º Depois de desmontado todos enfeites vamos à árvore, normalmente cada galho é separado, caso sua árvore seja desse tipo se recomenda retirar todos do mesmo tamanho e depois embalar agrupado os galhos conforme tamanho.
Todo esse procedimento feito ao desmontar a decoração irá garantir a integridade das peças para o próximo ano, assim como uma facilidade no processo de montagens futuras, assim permitindo que cada ano você possa investir em novos produtos para decoração interna de Natal assim como em peças externas para decoração da fachada da sua residência.