| Blog
TUDO o que você precisa saber sobre LED’s!
Compartilhe essa página:

TUDO o que você precisa saber sobre LED’s!

O que são LEDs?
Os LEDs, que no português é Diodo Emissor de Luz, são basicamente duas hastes bem próximas, embebidas em algum material (Arsênio por exemplo) que geram o feixe de luz quando energizadas.

Essa tecnologia tem baixo consumo de energia, alto rendimento e uma vida útil muito longa. Todos esses pontos, fazem do LED uma das principais tecnologias utilizadas na iluminação, substituindo halógenas, incandescentes, vapor de sódio ou outras tecnologias.

A previsão é que o LED represente 84% do mercado de iluminação em 2030, além das aplicações em telas (como o micro e miniLED), agricultura, principalmente nas fazendas urbanas, e até na medicina, com tratamentos de dores musculares.
Recapitulando, LEDs são diodos emissores de luz, componentes eletrônicos feitos de material semicondutor, que quando são transpassados por uma corrente elétrica, emitem luzes:

Duas hastes de cristal semicondutor de silício ou germânio, formando uma junção PN. Com os polos positivo e negativo devidamente ligados a energia elétrica, agitam os átomos que, que ao pular de camadas, emitem energia em forma de fótons.

O princípio de funcionamento é bem parecido com as lâmpadas antigas de filamento, onde o metal aquece, agitando o átomo e liberando fótons na troca de camadas. A principal diferença está no consumo de energia, onde no LED se tem uma economia de até 85%Existem diferentes tipos de LEDs, mas 4 se destacam:

4 Principais Tipos de LED
LED DIP: É o mais comum, aquele diodo com duas hastes e revestido duma capa plástica (em forma de sino) que uma grande parte já conhece.
Esses foram os primeiros LEDs comerciais, que inicialmente só tinham Vermelho ou amarelo. Hoje em dia, mais difundidos, tem várias cores, além de serem difusos ou alto brilho.


LED SMD: Estes, são LEDs otimizados, menores e mais econômicos, que geram alto brilho, empregados em toda indústria de iluminação. O Seu nome dá-se ao seu estilo chapado preso diretamente a placa.


LED COB: São a atualização dos LEDs SMD, onde eles tem vários diodos numa única placa, com tamanho reduzido e maior eficiência. Com seu feixe de luz mais aberto, se torna uma opção mais confortável para uso residencial ou em ambientes que não precisam de foco de luz.


MicroLED: Os MicroLEDs são uma tecnologia onde, sua maior aplicação é em TVs e Monitores, onde consegue ter um alto contraste, emissão de luz e durabilidade. Sua tecnologia visa diminuir os problemas dos LCDs e OLEDs, onde vai se apagando a tela aos poucos. Grandes marcas do mercado fazem altos investimentos

Aplicações do LED
Seguindo sobre as aplicações dos LEDs, existe um infinidade de empregos, sendo a mais difundida, a da iluminação.
Com uma diferença gritante sob os bulbos de filamento, sendo pagos no primeiro ano de uso na troca (onde as lâmpadas LED duram 25.000 horas).
Seguindo nessa linha, existem todos os empregos na iluminação, do industrial ao decorativo, passando pela agricultura e nos serviços de precisão.
Temos LEDs empregados em processos de depilação a laser, até sendo usado em tratamentos para dores musculares, a LEDterapia.
O LED, desde sua criação em 1962, conseguiu iluminar de uma forma mais eficiente e econômica, o caminhar da humanidade. Que venham muito outros.