Este, classifica os graus de vulnerabilidade ou resistência de produtos eletrônicos, contra a atividade de partículas sólidas e líquidas. É composto por dois algarismos numéricos, sendo o primeiro referente a ação de sólidos (IPX) e o segundo referente a líquidos (IPY). Quanto maior o número, maior resistência contra poeira e água possui o produto. Para classificar o grau de IP de um produto, ele é submetido a testes em laboratório.
Saber destas informações, é importante para escolher o seu produto de iluminação mais adequado, para cada tipo de ambiente. Ambientes externos tem a necessidade de um IP de maior nível, diferente dos ambientes internos, que podem não ter uma exigência alta.
A escala é dividida em sólidos e líquidos. No que se refere a sólidos (IPX), essa escala varia de 0 a 6, sendo que quanto maior o nível, maior é a classificação e sua proteção. Já os líquidos (IPY), varia de 1 a 9. Ambos, no menor nível, significam vulnerabilidade total e ausência de proteção.
Escolher o produto adequado garante maior vida útil dos equipamentos, maior durabilidade e menor custo com manutenção ou substituição e mais segurança. Parques industriais possuem grande concentração de partículas de poeira, necessitando assim de IPX6, assim como ambientes úmidos ou com ação direta de líquidos, requerem IPY9, a fim de conservar os produtos.
Locais externos sujeitos a líquidos, umidade, poeira, movimentação, com ausência de vedação, como, por exemplo, estádios, beira-mar, frigoríficos, são exemplos de locais que necessitam IPY acima de 6. Locais que não sofrem com a ação de líquidos, locais com a temperatura controlada e edifícios comerciais, são exemplos que não necessitam altos Índices de Proteção.
Conheça agora um dos produtos do portfólio Lumanti com IP elevado; a Luminária Pública LED Metrópole Telegestão G2.
As Luminárias Públicas LED Metrópole Telegestão G2 são produtos de ponta, com tecnologia que permite o gerenciamento e monitoração a distância, com diversas possibilidades de operação já que utilizam a Internet das Coisas empregada como base de comunicação, estrutura uma rede de comunicação entre a luminárias, ou seja, com as luminárias interligadas em uma mesma rede, assim são possíveis dignósticos do desempenho da iluminação e de falhas antes mesmo de se fazer preciso a manutenção corretiva, e além de tudo isso, com alto grau de proteção IP67, listado na tabela acima.
Possuir o IP67 significa que, em relação aos sólidos, apresenta proteção total contra poeira, assim os componentes internos não serão danificados com o tempo, mesmo que instaladas em ruas, avenidas e áreas industriais com alta concentração de partículas de poeira. Em relação aos líquidos, possui alta resistência às chuvas intensas, enchentes temporárias ou jatos d’água, pois possui resistência a imersão de até 1m em água por até 30 minutos, situações que podem ser comuns em centros urbanos ou costeiros.
Desse modo a luminária tem maior vida útil, está sujeita a menos falhas e menor necessidade de manutenção, pois está vedada a infiltração de água e acúmulo de sujeira. Oferece maior segurança, por estar protegida de sólidos, evitando o risco de curtos-circuitos, choques elétricos e apagões. É ideal principalmente para ambientes que possuem mudanças climáticas frequentes, como chuvas fortes, poeira, ventos e mudanças de temperatura bruscas. Tornando-se assim, uma escolha inteligente, eficiente e duradoura.
Outros exemplos. Produtos com IP66: mangueiras neon, luminárias públicas (urbe, urbana, metrópole G2), linha solar sunlight (luminárias e refletores), high bay, modulares, refletores (supreme, smart, start), luminárias de solo, espeto de jardim. IP65: mangueiras, varal de luzes, balizadores, arandelas de alumínio e algumas fitas Led.
Nota-se que são produtos para uso externo, sujeitos a intempéries e expostos as mudanças climáticas.
Uma dica valiosa para quem busca investir no produto certo para sua necessidade é contar com a parceria de profissionais qualificados para a instalação e ter em mãos um projeto luminotécnico que contemple desde as especificações de IP necessárias até a quantidade de lúmens ideal para o ambiente. Isso evitará imprevistos e trará economia a médio e longo prazo, minimizando a necessidade de manutenção ou substituição dos equipamentos.
Antes de adquirir um produto de iluminação, verifique sempre se as especificações técnicas atendem às necessidades da aplicação. Em caso de dúvidas, entre em contato com o nosso time de especialistas.